Chouriço Caseiro

Aprenda a preparar em sua casa esta deliciosa e tradicional receita de Chouriço Caseiro que irá servir muito bem como acompanhamento no almoço de domingo com sua família ou jantar com seus amigos. Acompanhe aqui o passo a passo do modo de preparo desta incrível receita de Chouriço Caseiro.

Chouriço Caseiro

Chouriço Caseiro

COMO FAZER A RECEITA DE CHOURIÇO CASEIRO

  1. Escolha a carne que irá utilizar para fazer o chouriço. Normalmente costuma-se usar todas menos as mais nobres (lombo, lombinho, as pernas se fizer presunto…) e a miudezas (pulmões, coração, cabeça…).
  2. Pique a carne o mais miúda que conseguir. Normalmente são precisos vários recipientes para a carne picada. Pese cada um em separado, para poder fazer as misturas.
  3. Deite o sal adequado para cada recipiente (entre 18 a 20 gramas de sal por quilo de carne). À medida que acrescenta o sal, vá removendo a carne para ter a certeza que toda a carne é salgada.
  4. Acrescente o pimentão. Costuma-se deitar entre 20 e 28 gramas de pimentão por quilo de carne, misturando o pimentão doce e picante a gosto. Misture bem.
  5. Uma vez terminada a mistura, pode fritar uma parte para provar e verificar se está bom de sal e de pimentão. Retifique as medidas se achar necessário.
  6. Encha lentamente as tripas artificiais, assegurando-se de que não ficam com bolhas de ar, para evitar que o chouriço se estrague ou se fure durante o processo de cura.
  7. Pendure os chouriços, sem que se toquem, numa adega, cave ou outro espaço seco e fresco durante um período que varia entre 3 e 5 meses, para que percam a gordura e se curem.

INGREDIENTES

  1. Carne magra de porco
  2. Sal
  3. Pimentão (doce e picante)
  4. Tripas artificiais para encher

Porções: Serve até 05 pessoas.

Tempo de Preparo: Aproximadamente 1h.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *